lpdiesel@lopesdiesel.com.br  Av. Jorge Mellen Rezek, 2880  (18) 2103-9700

PORTAL DE NOTÍCIAS

Conheça os Principais Eventos para Caminhoneiros

Maio, 2020

Os eventos são concentrados nos meses de junho e julho, com um mix de festa junina e as celebrações do Dia de São Cristóvão, padroeiro dos caminhoneiros. Há comemorações de Norte a Sul do Brasil, além de oferecer ótimas oportunidades de confraternizar com colegas e familiares, essas feiras possibilitam aos motoristas ficarem atualizados com o mercado.

O país conta com uma gama variada de eventos para os profissionais das estradas. Eles são direcionados, principalmente, para promover momentos de lazer para caminhoneiros e familiares, mas há oportunidades de bons negócios em muitas feiras, como:

Feira do Caminhoneiro (Guarulhos-SP)

A Feira do Caminhoneiro é um evento que ocorre quase todos os anos, sendo realizado na cidade de Guarulhos (SP), bem próxima à capital paulista. Tradicionalmente, a feira tem como endereço o Km 201,5 da Via Dutra, no Parque de Exposições Sakamoto.

A entrada é gratuita e, entre as atrações, destacam-se test drive de novos modelos de caminhões, shows, recreação infantil e espaço com serviços. Entre eles, dentista, manutenção de veículos, entre outros.

Feira do Carreteiro (Aparecida do Norte-SP)

Outro evento bastante tradicional é a Feira do Carreteiro de Aparecida do Norte (SP), que também reúne milhares de caminhoneiros no interior paulista. O evento é voltado não só aos profissionais, mas também às suas famílias, com atividades voltadas para todos.

As palestras, a exposição de veículos e produtos voltados ao dia a dia do caminhoneiro, o Truck Test e os shows musicais são as atividades mais procuradas. O credenciamento dos profissionais é gratuito.

Festa dos Caminhoneiros (Itupeva-SP)

Mais uma celebração organizada para os profissionais no interior de São Paulo, a Festa dos Caminhoneiros de Itupeva é organizada pela prefeitura municipal. O evento tem um tom mais festivo, com shows musicais e praça de alimentação com variedade de pratos para os participantes.

Uma procissão e bênção dos caminhoneiros, que vão até a Praça de Eventos da Pedreira, onde a festa acontece, também é tradicional.

Festa dos Caminhoneiros (Iconha-ES)

Quem disse que é só em São Paulo que ocorrem grandes eventos voltados aos caminhoneiros? No município de Iconha, que fica no sul do Espírito Santo, a Festa dos Caminhoneiros é um evento com mais de duas décadas de tradição.

Além dos shows musicais, há torneios de futebol, carreata, missa e sorteio de veículos novinhos! Os ingressos, geralmente, são vendidos em diversos pontos tanto de Iconha quanto em outros municípios nas proximidades. Fique atento à programação!

Festa do Caminhoneiro (Três Cachoeiras-RS)

A Festa do Caminhoneiro é promovida pela prefeitura de Três Cachoeiras, no interior gaúcho. Assim como em outros eventos realizados Brasil afora, o foco é em apresentações de música e humor, estandes de produtos variados e praça de alimentação com diversidade de pratos para caminhoneiros e suas famílias.

Como se trata de um evento realizado a partir de investimento público, nem sempre há viabilidade orçamentária para que ele ocorra. Ainda assim, trata-se de uma das mais tradicionais festas para caminhoneiros do Brasil, tendo mais de 30 edições ao longo da história.

Festa dos Caminhoneiros (Itabaiana-SE)

Com mais de 50 edições, a Festa dos Caminhoneiros de Itabaiana é uma das celebrações com mais história na região Nordeste. É, também, uma das mais tradicionais para os profissionais da área no Brasil.

Os shows de grandes nomes da música, a imperdível quermesse, o concurso que escolhe a rainha dos caminhoneiros e a procissão em homenagem a Santo Antônio atraem milhares de pessoas à cidade sergipana.

Gincana do Caminhoneiro

Realizada em diversas etapas de Norte a Sul do Brasil, a Gincana do Caminhoneiro promove competições entre os participantes e premia o vencedor com um caminhão 0 km! Após as etapas classificatórias em cada localidade, a final ocorre, geralmente, no mês de outubro, reunindo os ganhadores regionais.

O evento é promovido pela Revista do Caminhoneiro, em que é possível obter mais informações a respeito de inscrições e datas das etapas.

Fenatran (São Paulo-SP)

A Fenatran — Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas — é mais direcionada para quem deseja empreender no setor. Trata-se do maior evento da América Latina para o segmento de transporte rodoviário e conta com a participação das maiores montadoras de caminhões do mundo, como Citroën, Peugeot, Scania e Mercedes-Benz, entre outras.

Palestras, debates e entrevistas compõem a programação do evento. A Movimat — evento paralelo que integra a programação da Fenatran, com foco em novas soluções de logística — é mais uma atração para o público.

A importância de participar de eventos para caminhoneiros

O primeiro motivo para participar desse tipo de celebração é a oportunidade de levar a família para o dia a dia do caminhoneiro e compartilhar com eles um pouco da vida na estrada. Especialmente, as crianças, que têm grande curiosidade em saber como é a rotina, quais os desafios e alegrias da profissão.

Outra razão para participar desses festivais é a chance de trocar ideias com outros profissionais. O caminhoneiro passa grande parte de sua vida sozinho na estrada, atrás do volante, sem a oportunidade de conversar com seus colegas que vivem uma realidade muito parecida.

Essas chances devem ser valorizadas, seja como forma de trocar informações, seja para fechar negócios ou, simplesmente, ter alguém que entenda o dia a dia para desabafar um pouco.

Todo profissional deve se manter atualizado no mercado. Embora muitas feiras tenham grande foco no lazer — o que é mais do que justo e, inclusive, necessário para manter uma boa saúde mental —, diversos eventos trazem novidades em temas como segurança, novas tecnologias e equipamentos, que podem tornar a rotina nas estradas mais eficiente e tranquila.

© 2019 Lopes Diesel. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Wise Monkeys®